quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Chanel - Egoíste

Um perfume que conta já com muitos anos e cuja evolução nos spots não perdeu o seu conceito de base e podemos ver que uma campanha pode ter continuidade, msm anos depois.
O primeiro vídeo foi lançado na década de 80 e o segundo na década de 90, revelando a continuidade, um do outro.
Os vídeos...

Década de 80



Década de 90

Tie-Ups

Ainda sob o tema de Marketing de Guerrilha aqui fica um vídeo de uma acção onde mais uma vez a irreverência e originalidade ajudam a chamar a atenção.
A Marca? Tie-Ups

Diesel - Marketing de Guerrilha

Ainda sob o tema da Diesel, temos uma acção de Marketing de Guerrilha no lançamento de um perfume.
Mais uma vez a Marca aposta numa postura irreverente, com a componente de consciência social alertando para o uso excessivo de combustíveis fósseis.
Fica o "Making of" da acção de campanha.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Diesel 2008

Mais uma marca que, a exemplo da Gucci, usa um desfile como meio promocional e o seu site para divulgar e usar meios tecnologicos e pouco comuns para se dar a conhecer. Aqui fica o spot usando uma técnica de Marketing viral anuciando que o seu desfile inovador, usando hologramas, será transmitido em exclusivo no seu site.

O Spot.


O Desfile.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Music Library .....com Pepe Jeans

Com um repertório de mais de 150 músicas, podemos considerar esta como sendo uma nova forma de cativar e manter o cliente navegar pelo site. Uma maneira eficaz de encontrar o seu público Alvo? Chamar a atenção de novos clientes, que acabam por se identificar para além da roupa, agora também com a " música da Marca"....uma questão de atitude?

Mango cria Blog e aconselha o que está mais In e Out....

Mango cria Blog, onde há uma constante interacção entre os leitores e a marca:

Além de dizer o que está In e Out, mostra qual a melhor forma de vestir, quais as ocasiões mais adequadas, quais as tendências da estação, e o que vestir numa noitada com as amigas...podemos dizer que a Mango quer competir com a nossa nossa melhor amiga?!

....para além disso, incentiva as leitoras a vestirem o seu produto e mandarem as fotos ....quem sabe não ganhamos um e um look personalizado no valor de 200 € do personal shopper da Mango?
Para mais informação informação visite: whatshouliwearbymango.com

Vending Machine, exemplo de marketing de guerrilha


A Marca Tiger, para promover as suas novas sapatilhas "Onitsuka" cria este cenário invulgar .
Quem diria! Uma Vending Machine nas ruas de Londres ! Marketing de Guerrilha sem dúvida!

Outras formas de Comunicar, exemplos de marketing de Guerrilha


Esta ação de marketing de guerrilha foi feita nas ruas da chique Genebra para a descolada marca britânica de acessórios e bijuterias Accessorize. As tradicionais correntes, que impedem a passagem de carros e pedestres, foram substituídas por colares gigantes e coloridos com a etiqueta e o preço da loja em questão, deixando a paisagem da susida Genebra com um “ar mais cool”.

Havaianas, o chinelo que virou artigo de moda

Havaianas é um dos casos de sucesso mais comentados no mundo dos negócios. Fala-se da propaganda com celebridades, da mudança de posicionamento da marca e do aumento do portfólio. Mas se o chinelo de borracha é hoje o mais celebrado no mundo, deve isso a uma mudança profunda no Mix de Marketing da marca que superou a sua categoria e virou artigo de moda.
Assim como na moda, Havaianas lança coleção verão.
Marca global
O resultado, em 12 anos, é que Havaianas virou artigo de moda e a marca se colocou do lado de grandes empresas internacionais como Channel, que, aliás, vende pares de sua marca junto com a de Havaianas numa acção de co-brand. Só em 2006, 160 milhões de pares foram vendidos, dos quais 10% foram para mais de 80 países espalhados pelo mundo. E se antes era apenas um modelo que ia no pé de todo mundo, hoje são 80, dos quais metade são destinados ao exterior. O que mantém a áurea de um simples chinelo vivo é o fato de ter se transformado em marca.
Extraído do site:

DKNY online com nova parceria

DKNY.com é a nova aposta da Donna Karan International. O site vai oferecer uma seleção de vestuário e acessórios representativos da coleção sazonal da linha DKNY mas dedicados ao consumidor online. A eFashion Solutions vai coordenar as operações online da DKNY.com, incluindo o design do website, a fotografia digital, marketing direto aos consumidores, vendas de roupas online, pagamentos e envios para a marca. A presidente da DKNY Mary Wang afirmou que “estão procurando expandir o negócio da DKNY através da DKNY.com”. Edward Foy Jr. diretor-executivo da eFashion Solutions afirmou que “a DKNY vai aprender mais sobre os seus clientes através da nossa base de dados inteligentes. Há muitas pessoas que querem comprar artigos da DKNY mas não vivem nem trabalham em locais que tenham a presença da DKNY”.

Fonte: Portugal Têxtil

Timberland faz outdoors de couro em NY

Recentemente, em Nova York, a marca Timberland lançou uma acção nas ruas de três dos principais bairros da cidade: Manhattan, Brooklyn e Bronx. Um dos grandes diferenciais competitivos da grife são as botas, feitas com um couro de qualidade reconhecida no mundo inteiro. Para reafirmar isso de maneira criativa, foram colocados outdoors limpos, contendo apenas a logomarca da Timberland, só que confeccionados todos em couro.A acção faz parte de uma campanha maior, em que botas são usadas como suporte para a arte de famosos designers, geralmente apoiando alguma causa social. No caso específico dos outdoors de NY, artistas de rua foram convidados para pichar sobre o couro puro, realizando obras de arte em que valorizam e representam cada um dos bairros escolhidos. Uma maneira de gerar buzz sobre a marca na mídia, além de estimular a produção de conteúdo artístico patrocinado por ela.



ISLA MODA

Karl Lagerferld, lenda viva no mundo da moda, associou-se à "Dubaï infinity Holdings" para conceber a Fashion Island.
O grande projecto ISLA MODA, irá oferecer um hotel, lojas e uma área residencial exclusiva. Além disso, outros estilistas de renome internacional serão os responsáveis para criar outros elementos do projecto.
Lagerfeld, emblema de bom gosto, foi encarregue de realizar 80 casas em edição limitada, bem como o seu interior, também em edição limitada.


Todo um projecto para Lagerferld, que terá a honra de criar as bases desta peculiar ilha, dedicada à elengância e deixar a sua marca na região dos Emirados Árabes Unidos.

ISLA MODA:
http://www.islamoda.ae/

Eva Mendes para Calvin Klein Undewear

A linha underwear da Calvin Klein está de cara e corpo novos. Isso porque a Eva Mendes foi a escolhida para a nova campanha da marca e também promover o lançamento da coleção “Seductive Comfort”. Eva entra contrastando com as musas que marcaram a CK, Kate Moss e Natalia Vodianova.
A novidade foi bem recebida pelo público, parece que as mulheres se identificaram mais com a atriz quando o assunto é lingerie; Eva tem um corpo incrível (que poucas mulheres têm), porém é mais “real” do que a magreza e a falta de curvas das modelos.
A campanha foi fotografada em Nova York pelo renomado fotógrafo Steven Meisel, sob a direcção criativa da CRK, Calvin Klein Inc., com o director Fabien Baron, Baron+Baron.

Grandes realizadores ao serviço da Publicidade

Tal como a Gucci, a Chanel com o seu mais famoso perfume, Chanel Nº5, entregou ao realizador Baz Luhrmann o filme publicitário. Tendo para isso convidado o actor Rodrigo Santoro e a actriz Nicole Kidman, que foi escolhida como imagem do perfume.

O Blog como veículo de comunicação


No panorama nacional é possivel encontrar ,sejam estilistas ou marcas, Blogs que sejam o veículo de comunicação priveligiado para dar a conhecer as novidades a um público específico que se preve que seja fiel pu pelo menos seguidor.
Exemplo disso o designer português, Pedro Pedro.

http://pedroxpedro.blogspot.com

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Publicidade

Sem dúvida o meio de passar a mensagem de forma mais eficaz é usando o humor e o sexo, ou a insinuação do mesmo.
Fica o exemplo da Agent Provocateur que se associou à Kylie Minogue em 2002.

H&M - Campanha contra HIV

Hoje em dia as marcas não se resumem à publicidade, assumem também um papel social, algo que a Benneton perccebeu muito bem já desde os anos 80 com as suas campanhas de grande impacto.
Espelho disso é a campanha da H&M contra o HIV, com uma série de celebridades do mundo da música, associando aos valores da marca, um ainda maior, uma mais valia enorme que é a consciência social.
É de grande importância associar aos valores da marca um papel social, uma vez que isso aportará inegável influência no consumidor mais consciente socialmente, já que esse tipo de consumidor não hesitará em escolher marcas que tenham os mesmos valores que os seus.
Aqui fica o video da H&M, em que deixa que as celebridades deixem a sua mensagem.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Comunicando nas Passarelas


Lanvin O director artístico Alber Elbaz e seu homem encarregado de menswear Lucas Ossendrijver trabalharam com Villa Eugénie's Etienne Russo para transformar o espaço no Musée de l'Homme.


Hermès Realizada no Couvent des Cordeliers, com cortinas de gaze que correm no centro da passarela.


John Galliano GALLIANO levou a multidão da moda fora da cidade para o S-Kart, um Go-Kart, pista de karting.


Louis Vuitton A escadas do Vuitton show espaço no Palais de Tokyo foram pintados no estilo tromp l'oeil com o monograma da famosa casa em relevo.

Prada Afastou a configuração rigída da tradicional pista de passarela há alguns anos atrás.

Fendi Cénario minimalista

Raf Simons Espalhar-se por todo o pátio do Lycée Buffon. Raf Simons utilizou uma citação de Leonard Cohen - 'there is a crack in everything, that's how the light gets in' – tomadas a partir do seu álbum de 1992 "O Futuro".

Dior Homme Kris Van Assche encomendou uma tenda especialmente construídos nos Jardins de l'Observatoire, deixando uma avenida de árvores para os modelos caminhar. Convidados entraram numa tenda escurecida.


Kilgour O diretor criativo Carlo Brandelli colaborou com Peter Saville para criar o conjunto para a estréia da marca em Paris, apresentando Polca pontos espelhado.

A Second Life da Bershka

O gigante da moda espanhola, Grupo Inditex, numa tentativa de se aproximar ainda mais de um público jovem, vanguardista e cibernético, abriu uma loja do seu conceito Bershka na cada vez mais famosa Second Life. A empresa da Corunha, mais conhecida pela sua marca Zara, abriu a sua primeira loja virtual nesta comunidade em Junho, permitindo que os residentes virtuais do Second Life, com interesse na área do design de moda, possam comprar vestuário e acessórios da marca para os seus avatars (bonecos virtuais que representam cada indivíduo neste espaço virtual).

O conceito Bershka conta atualmente com um total de 441 lojas espalhadas por 29 países. A abertura desta “loja” no Second Life, além dos efeitos sentidos nos meios de comunicação tradicionais, teve impacto no seio da Second Life, cuja comunidade já aplaudiu a iniciativa. A presença da Bershka na comunidade estará relacionada por uma coerência elevada entre esta e a presença física da marca. Os espaços virtuais da marca e as suas respectivas coleções serão similares às do mundo real, tanto em termos de modelos comercializados, como em termos de conceitos associados a cada uma das coleções.

VERSACE by Mario Testino


O tema da campanha criada por Mario Testino para a Versace é «Quem precisa a roupa quando você tem os melhores acessórios?»

Relações Públicas - Victoria's Secret

Nas Relações Públicas, quem melhor que a Victoria's Secret para exemplificar uma marca que priviligia um evento anual onde reúne celebridades, clientes, parceiros, etc. e pode dar visibilidade à sua marca como ninguém, montando uma superprodução anual.
A expectativa criada e a forma de relacionamento com o seu público abrange não só na visibilidade da instituição, mas também no subterfúgio de enfocar nas modelos, onde são contratadas as mais caras e mais conhecidas modelos e também como consequência criam supermodelos a partir da visibilidade que o evento tem.
Com um óbvio retorno para a marca não só na visibilidade no momento de evento, mas também com a possibilidade de o seu nome estar constantemente a ser referido por essas memas modelos, exemplo disso uma entrevista à Heidi Klum.

Victoria's Secret backstage 2007



Heidi Klum

Dolce & Gabanna + Kylie Minogue


A forma como as marcas se relacionam com o seu público é cada vez mais diferenciada, principalmente neste exemplo que data de 2006, quando a dupla Dolce & Gabanna desenhou o figurino da tourneé de regresso aos palcos de Kylie Minogue.
À partida isto poderia ser visto como mais um momento normal de uma marca, mas aqui revestiu-se de um maior peso, a associação a uma artista de fama inegável, mas também o tirar partido de uma imagem que no momento se colou à artista, de uma mulher lutadora, forte pronta a desafios, ou seja, muito à imagem da mulher D&G.
Mas a diferença passou pela divulgaçao dos figurinos em site próprio a partir de uma link o site geral da marca.

Gucci by Gucci

A Gucci com a campanha publicitária de uma nova fragrância, Gucci by Gucci, mostrou como hoje em dia as marcas usam um instrumento, o spot publicitário, que até há bem pouco tempo se limitava apenas à televisão ou cinema.
Desta vez a Gucci levou um pouco mais longe, entregando ao famoso realizador, David Lynch, a relização do spot publicitário e tirar o máximo partido possível com essa união da marca.
Ora como exemplo ficam os vídeos do "making off", o spot que passa na televisão e também a abertura do desile onde passam momentos do "making off" e o spot, numa pré-apresentação aos clientes, num declarado momento de Relações Públicas da Gucci, proporcionando uma sensação de exclusividade por assistir em jeito de ante-estreia ao lançamento do spot.

«Making of»:


Spot publicitário:


Desfile PrimaveraVerão 2008:

A COMUNICAÇÃO, ferramenta chave para construir uma marca de moda de sucesso

A produção de moda se transformou, o que antes era somente a alta costura que indicava as tendências de moda e era voltado a poucos, fez surgir o prêt-à-porter ou ready-to-wear uma moda acessível a todos e que pode ser consumida facilmente. E para isto fez surgir diversas empresas e diversas marcas.
Para ter sucesso, uma marca não precisa apenas ter bons estilistas e um estilo próprio, mas é necessário a comunicação para promover isto. Construir uma imagem, um conceito, uma personalidade, cabe ao profissional de comunicação.
A marca de moda necessita que seus produtos sejam diferenciados, e isto requer profundo conhecimento de seu consumidor, incluindo desejos e sonhos. O papel da marca tem grande destaque neste contexto. Não basta ser conhecida, tem que ser desejada, carregar um valor que deve ser único para aquele quem consome.

«As poderosas marcas mundiais, como Gucci, Armani, Prada, Zara, Calvin Klein, Gap, Louis Vuitton, H&M, etc., compreenderam a necessidade desta ativação do desejo e a realizam graças a uma proximidade afetiva junto ao potencial consumidor, que passa, necessariamente, por um habilidoso trabalho de marketing. » (CIDREIRA, 2005, p. 72)

O «Magic Mirror» da Throttleman

A Throttleman surpreendeu com o magicmirror. O espelho interactivo permite, através de um visor táctil, saber todas as características da peça de vestuário, fazendo-a passar somente em frente do espelho, graças à tecnologia RFID que incorpora, fazendo ainda variadas sugestões de combinados.

A Portugal, o espelho conselheiro só chegará em Setembro e, numa primeira fase apenas à loja de Cascais. Com uma facturação de 20 milhões de euros em 2007, mais 20%, a Throttleman conta actualmente com 60 lojas espalhadas pelo País.